CAPES atualiza Qualis, mas alguns periódicos de análise do comportamento ficam de fora

[Matéria corrigida em 12/11/2015]

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 21 de setembro de 2015, a atualização do Qualis Periódicos – sua avaliação de periódicos científicos para fins de mensuração da produção intelectual dos programas de pós-graduação – referente a 2013 e 2014. Cada periódico é avaliado pelos comitês das diferentes áreas de conhecimento cujas produções dos programas de pós-graduação citaram o periódico. O resultado é expresso na seguinte escala: C (a menor nota), B5, B4, B3, B2, B1, A2 e A1 (a maior nota). Veja como se saíram os periódicos de análise do comportamento.

A Área de Psicologia do Qualis manteve a nota da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC), editada pela ABPMC, para os anos de 2013 e 2014 no mesmo patamar que em 2012: B1. Já a nota da Revista Brasileira de Análise do Comportamento (REBAC) diminui em relação ao ano de 2012, passando de B2 para B3, tanto em 2013 quanto em 2014. A Perspectivas em Análise do Comportamento, que havia sido avaliada com a nota B2 a nota B4 em 2012, não teve seus dados referentes a 2013 e 2014 divulgados. O mesmo ocorreu com outros periódicos, como o The Behavior Analyst, o Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) e o European Journal of Behavior Analysis (este apenas para o ano de 2014). Em ofício circular de 5 de outubro de 2015 (n. 23 – DAV/CAPES), o Diretor de Avaliação da CAPES, Arlindo Philippi Jr., atribuiu o problema a uma falha no sistema utilizado para a coleta e divulgação dos dados e garantiu que os dados faltantes seriam divulgados na próxima atualização do Qualis, prevista para ocorrer em abril de 2016 – quando já será incluída também a avaliação referente a 2015. Philippi Jr. ainda destacou no mesmo ofício que: “os programas de pós-graduação que publicaram nas revistas não relacionadas neste momento não serão prejudicados, pois só se considera para fins de avaliação a última atualização do Qualis.”

A maioria dos periódicos internacionais de análise do comportamento citados foram classificados nos extratos mais altos do Qualis Periódicos 2013 e 2014:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s