Esse blog é mantido pela Comissão de Publicação e Editorial da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), atualmente composta por Angelo A. S. Sampaio (presidente), Hernando B. N. Filho, Paulo C. M. Mayer, Luiz Alexandre B. de Freitas (secretários), Bárbara V. Cavalcante (colaboradora) e Gabriel P. de B. Gonçalves (colaborador).

Fundada em 1991, a ABPMC é uma entidade que tem por objetivo congregar psicólogos e médicos interessados no desenvolvimento científico e tecnológico da Análise do Comportamento, da terapia comportamental, da terapia cognitivo-comportamental e da medicina comportamental. Com 1.500 sócios distribuídos pela maioria dos Estados brasileiros e 11.000 nomes em seu banco de dados, a associação reúne pesquisadores, professores, profissionais aplicados e estudantes de psicologia e medicina.

Esse blog visa informar os associados da ABPMC e demais interessados sobre o que está acontecendo com a Análise do Comportamento e disciplinas relacionadas no Brasil e no mundo. Para isso, divulgamos:

  • Notícias sobre a ABPMC e comunicados da diretoria e dos Conselhos da ABPMC;
  • Resumos de artigos que sejam relevantes para os analistas do comportamento;
  • Resenhas de livros da área e de áreas afins;
  • Entrevistas sobre temas de interesse da análise do comportamento; e
  • Debates sobre temas diversos da área – apresentados como textos curtos com posições contrastantes.

Os posts desse blog são organizados periodicamente no Boletim Contexto, enviado por email para os cadastros na lista de emails da ABPMC. Esse boletim informativo da ABPMC, atualmente intitulado Boletim Contexto, é publicado desde 1993 e já teve outros nomes e formatos ao longo de sua história: “ABPMC Newsletter” (de março 1993 a março de 1994), “Informativo ABPMC” (de junho de 1994 a dezembro de 1999), “ABPMC Contexto” (de março de 2000 a 2005) e, por fim, “Boletim Contexto” (de 2008 até hoje). Todos os números – com exceção do número 24, que ainda não foi possível digitalizar – estão disponíveis na página da ABPMC.

Anúncios